terça-feira, 23 de março de 2010

O deus-das-lacunas (2)

As histórias sobre curas miraculosas que a medicina moderna não consegue explicar são das mais usadas para apoiar as crenças em divindades. Ainda há alguns dias atrás vi a notícia de uma freira que diz ter ficado miraculosamente curada da doença de Parkinson de que padecia, por intercessão de João Paulo II. Portanto, se eu tenho uma doença para a qual ninguém conhece a cura, e se ficar inexplicavelmente curado dessa doença, é-me prontamente apresentada uma explicação: deus. Mais uma vez, o nosso velho deus-das-lacunas (aquele que parece ganhar sempre por defeito).
O nosso conhecimento tem vindo a aumentar imensamente, mas ainda é muito limitado. Algumas pessoas não conseguem viver sem terem uma explicação para tudo: uma parte dessas pessoas dedica-se às ciências para tentar reunir um conjunto de conhecimentos que consigam explicar aquilo que as incomoda; outras encostam-se ao sobrenatural.
Outro problemas com esta história das doenças é o facto de elas existirem. O mal que existe no mundo é o argumento mais forte que eu apreendi para sustentar a minha descrença no cristianismo, mas mais sobre a incompatibilidade do sofrimento humano com um deus omnipotente, omnipresente e bondoso noutro post!

Sem comentários:

Enviar um comentário