sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mais um...

O Paquistão tem uma lei anti-blasfémia. A lei prevê prisão perpétua para quem diga mal do Corão, e pena de morte para quem difame ou insulte o profeta Maomé. Um exemplo recente da aplicação dessa lei é o caso de Asia Bibi: em Junho de 2009, Asia Bibi, uma paquistanesa cristã, foi acusada de ter insultado o profeta Maomé durante uma discussão com outros paquistaneses (a sua sentença foi baseada na palavra de testemunhas que a denunciaram a um clérigo muçulmano que por sua vez a denunciou à polícia.) Foi acusada de blasfémia, e condenada à morte por enforcamento. De notar ainda que, no seguimento da discussão que teve, uma multidão enfurecida entrou em sua casa e espancou-a juntamente com a sua família.
No momento está em discussão a alteração dessa lei, mas muita gente não vê essa alteração com bons olhos. Alguns grupos religiosos até entraram em greve como forma de protesto, para tentar que a lei se mantenha tal como está.
Salmaan Taseer, governador da província de Punjab, era um dos defensores da emenda à lei, que previa o aumento das atenuantes e a exclusão da pena de morte. Era, mas já não é: foi morto por um dos seus guarda-costas com 27 tiros de AK-47 no dia 4 de Janeiro.

É a religião no seu lado mais radical, como vai sendo habitual: Salman Rushdie tem a cabeça a prémio por causa do seu livro «Os Versículos Satânicos», Theo Van Gogh foi assassinado à porta de sua casa por causa da sua curta-metragem «Submissão», alguns cartoons publicados em jornais dinamarqueses geraram ondas de violência, clínicas e médicos que realizam interrupções voluntárias da gravidez nos EUA são alvo de ataques à bomba, Ayaan Hirsi Ali vive escondida devido ao seu livro «Infidel», a guerra civil no Sri Lanka, que dura há mais de 15 anos teve origem porque a minoria Hinduísta se sentiu oprimida quando o nome do país deixou de ser Ceilão e passou a ser Sri Lanka (a palavra «Sri» tem uma conotação de sagrado no Budismo, religião da maioria da população), etc.


Não quero com isto dizer que religião é sinónimo de violência, mas sim que a correlação entre elas parece ser bastante elevada (e aposto que a causa para isso seja a adoração dos dogmas.)

Sem comentários:

Enviar um comentário